segunda-feira, 11 de julho de 2016

O Moinho Rasche de Nova Petrópolis

O antigo Moinho de Cereais de Gustavo Rasche & Cia situa-se às margens da estrada BR-116, na entrada de Nova Petrópolis. Na sua simplicidade e imponência, representa os moinhos coloniais bastante frequente nas áreas de imigração alemã e italianas.

O prédio, com porão de alvenaria e três pavimentos de madeira, foi construído em 1953. Desativado, passou por alguns anos de abandono até ser finalmente adquirido pela Prefeitura Municipal e passar por obras de recuperação em 2008. O moinho preserva parte do seu maquinário, funcionando como um museu aberto a visitação.

A imagem mostra a edificação reproduzida em um anúncio de jornal no ano de 1958.

Fonte da imagem: Publicidade no caderno especial 1º Centenário da Colonização de Nova Petrópolis do Jornal A Hora - 1958. Acervo do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo.

domingo, 10 de julho de 2016

Construção das pontes da Estrada Presidente Lucena


Entre as obras listadas no Relatório da Secretaria de Obras Públicas do Estado do Rio Grande do Sul de 1918, estão as pontes da Estrada Presidente Lucena, entre o Arroio Veado e o Arroio Serraria.

Na imagem acima, a construção da ponte sobre o Arroio Veado, tendo já concluídas as cabeceiras de pedra. No local onde hoje se situa o município de Presidente Lucena.
Fonte: Relatório apresentado ao Dr. A. A. Borges de Medeiros Presidente do Estado do Rio Grande do Sul pelo Dr. Idelfonso Soares Pinto Secretario de Estado dos Negócios das Obras Públicas (1918)  - Acervo do AHRS.