quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O vazio da amnésia histórica: Patrimônio perdido em São Leopoldo (RS)


A luta da sociedade civil em defesa do patrimônio cultural é árdua. Atuamos num universo de aridez, de falta de perspectivas e num mar de indiferença.

Após apresentar uma grande vitória, o tombamento do Salão Holler, o Memória Drops traz o outro lado, aquele da luta perdida.

A Casa da Praça 20 de Setembro em São Leopoldo foi uma das primeiras tentativas de atuação da oscip Defender no Vale do Sinos. O mau estado de conservação desta edificação já sensibilizava grande número de leopoldenses - afinal, a casa situava-se em esquina de grande destaque na paisagem urbana do município.

Mas o desabamento parcial, a partir da segunda metade de 2011, alertou para a urgência de uma proteção. A casa começou então um período de lenta agonia, que duraria um pouco mais de dois anos.

Um abaixo assinado foi iniciado pela Defender, com mais de 500 assinaturas, em que se recolheu assinaturas nas ruas, universidades e ainda na internet. Tais assinaturas foram entregues a Prefeitura Municipal e a Promotoria do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul em São Leopoldo, solicitando ações imediatas para a preservação do imóvel. 

A Prefeitura Municipal e o MPE comprometeram-se em buscar uma solução para a preservação deste imóvel. O inquérito civil gerou um processo judicial que correu por estes dois anos. Houve ainda o lançamento de uma nova legIslação municipal de patrimônio em 2012, que mantinha a casa na lista de proteção. Infelizmente, no final de 2013, a acelerada degradação do bem serviu como justificativa para um "acordo" que permitiu sua final destruição, ao invés da restauração do que havia se perdido.

Infelizmente, apesar de toda legislação de respaldo ao patrimônio cultural e do envolvimento da comunidade, a casa da Praça 20 tornou-se apenas memória - um triste capítulo da trajetória do patrimônio cultural daquela que se diz cidade "Berço da Imigração Alemã no Brasil".

Perdemos, mas perdemos lutando.


Saiba mais:
Link do baixo assinado na sua versão virtual promovido na época
Artigo sobre a Casa da Praça 20 da época do abaixo assinado
Processo judicial envolvendo a casa.

As fotos utilizadas são de autoria de Sergio Matte (casarão) e Daniel Boeira (casa já demolida).




Nenhum comentário:

Postar um comentário