quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Obra do Arq. Franz Filsinger em Novo Hamburgo

 
 
A rua Marcílio Dias em Novo Hamburgo (RS) guarda (por enquanto) um precioso exemplar da década de 30. Sua planta foi aprovada na prefeitura em 1932, sendo um dos poucos sobrados remanescentes projetados por arquiteto alemão erudito na cidade.

Projeto do Arquiteto Franz Filsinger, que trabalhou com o arquiteto Theo Wiederspahn. Posteriormente foi contratado pela A.D. Aydos Cia., onde assinou o projeto de várias edificações em Porto Alegre.  
O mesmo arquiteto é considerado pelo arq. Günter Weimer o introdutor do modernismo em Porto Alegre, devido a dois projetos residenciais pioneiros da década de 30. Filsinger também projetou o famoso pórtico Art Déco da Exposição do Centenário Farroupilha.
Poucas edificações eram projetadas por arquitetos eruditos em Novo Hamburgo, sendo que no geral o projeto e construção ficava a cargo de "construtores licenciados", de maior ou menor conhecimento.
 
Este projeto apresenta cuidadoso agenciamento dos espaços internos, resolvendo o programa da edificação com organização e simplicidade. Por este motivo, trata-se de obra única e de nítido interesse cultural, pelo que deveria ser classificada num inventário.

Mas este sobrado curiosamente não está inventariado pelo município como de interesse para preservação, ao passo que outras edificações não tão refinadas estão. Fica difícil entender qual os critérios utilizados nessa seleção - provavelmente inexistam critérios. A gestão do patrimônio cultural de Novo Hamburgo é uma das mais vergonhosas possíveis.
Assinatura na planta:
"F. Filsinger - Architecto Particular -Porto Alegre Av,. Christ.Colombo 356"
 

Um comentário: